O governador Aécio Neves apresentou, nesta quinta-feira (12/04), no Palácio da Liberdade, o novo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Márcio Lacerda, que ainda tomará posse do cargo. Com a saída de Wilson Brumer para a coordenação do Grupo Estratégico de Fomento (GEF), a secretaria vem sendo conduzida interinamente pelo secretário-adjunto, Rafael Guimarães Andrade. novo secretario sede

Segundo o governador, o grande desafio do novo secretário será continuar o processo de atração de novos investimentos privados para Minas Gerais e buscar, cada vez mais, criar políticas públicas para agregar valor aos produtos fabricados no Estado.

“Minas vive um momento muito positivo, com um anúncio seqüencial de investimentos em diversos setores. Queremos continuar nessa mesma velocidade, e agora sob a coordenação do novo secretário, Márcio Lacerda, tenho certeza que a já qualificada equipe que nós temos nessa área se tornará ainda melhor”, disse o governador, em pronunciamento para a imprensa.

Agregar valor

A continuidade do trabalho desenvolvido pelo ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer, hoje coordenador do Grupo Estratégico de Fomento (GEF) do Estado, é uma das orientações dadas pelo governador ao novo secretário. Segundo Aécio Neves, o grande desafio do novo secretário será agregar valor, cada vez mais, à produção industrial mineira.

“Além de continuar com a mesma energia, com a mesma criatividade, com o mesmo espírito público do secretário Brumer, espero que ele possa fazer um esforço permanente na busca de agregação de valor àquilo que Minas vem produzindo, que tem preço no mercado externo, mas que poderia estar tendo ainda maior valorização tanto no mercado externo quanto no mercado interno”, afirmou Aécio Neves.

O futuro secretário de Estado afirmou que vai ouvir os representantes das diversas cadeias produtivas da indústria, num primeiro momento, para se inteirar sobre as questões da cada setor. “Os empresários conhecem muito bem onde estão as oportunidades e desafios”, disse.

Experiência

Márcio Lacerda é mineiro, nascido em Leopoldina, e tem vasta experiência na área empresarial, com destaque no setor de tecnologia. Na área pública ele atuou até recentemente como secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, sob o comando do então ministro Ciro Gomes.

“No ministério tive oportunidade de ter uma visão ampliada das questões regionais e da necessidade de redução das disparidades regionais. Isso facilitará o meu trabalho, porque naturalmente o Governo do Estado, dentro do processo federativo, precisa ter uma colaboração estreita com o governo federal”, disse Márcio Lacerda, em entrevista.

Breve currículo

Márcio Araújo de Lacerda

Natural de Leopoldina, Minas Gerais;

Graduado em Administração de Empresas, na UFMG;

Empresário do setor de telecomunicações, desempenhou atividades executivas no Brasil e no exterior;

Foi sócio-proprietário da empresa de tecnologia em telecomunicações Batik, vendida para o grupo Lucent;

Foi secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional (2003-2005);

Foi assessor na área de tecnologia e desenvolvimento regional da Fiemg;

Crédito da foto: Omar Freire/Imprensa MG